quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A velhice pede desculpas

Tão velho estou como árvore no inverno,
vulcão sufocado, pássaro sonolento.
Tão velho estou, de pálpebras baixas,
acostumado apenas ao som das músicas,
à forma das letras.

Fere-me a luz das lâmpadas, o grito frenético
dos provisórios dias do mundo:
Mas há um sol eterno, eterno e brando
e uma voz que não me canso, muito longe, de ouvir.

Desculpai-me esta face, que se fez resignada:
já não é a minha, mas a do tempo,
com seus muitos episódios.

Desculpai-me não ser bem eu:
mas um fantasma de tudo.
Recebereis em mim muitos mil anos, é certo,
com suas sombras, porém, suas intermináveis sombras.

Desculpai-me viver ainda:
que os destroços, mesmo os da maior glória,
são na verdade só destroços, destroços. 
Cecília Meireles, in Poemas (1958)

domingo, 25 de outubro de 2015

Sport Lisboa e Benfica

A 25 de outubro de 2003, é inaugurado, em Lisboa, o novo estádio do Sport Lisboa e Benfica, com a realização de um jogo amigável contra a equipa uruguaia do Nacional de Montevideo.

Gelateria Santini - melhor sorvete de Portugal

sábado, 24 de outubro de 2015

Carta das Nações Unidas

A data da assinatura deste documento pela maioria dos signatários - 24 de outubro de 1945 - foi escolhida para assinalar O Dia das Nações Unidas (ONU). Rege-se pelos seguintes objetivos:
Manter a paz e a segurança internacionais e para esse fim: tomar medidas coletivas eficazes para prevenir e afastar ameaças à paz e reprimir os atos de agressão, ou outra qualquer rutura da paz e chegar, por meios pacíficos, e em conformidade com os princípios da justiça e do direito internacional, a um ajustamento ou solução das controvérsias ou situações internacionais que possam levar a uma perturbação da paz;
Desenvolver relações de amizade entre as nações baseadas no respeito do princípio da igualdade de direitos e da autodeterminação dos povos, e tomar outras medidas apropriadas ao fortalecimento da paz universal;
Realizar a cooperação internacional, resolvendo os problemas internacionais de carácter económico, social, cultural ou humanitário, promovendo e estimulando o respeito pelos direitos do homem e pelas liberdades fundamentais para todos, sem distinção de raça, sexo, língua ou religião;
Ser um centro destinado a harmonizar a ação das nações para a consecução desses objetivos comuns.

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Esta Gente

Esta gente cujo rosto 
Às vezes luminoso 
E outras vezes tosco 

Ora me lembra escravos 
Ora me lembra reis 

Faz renascer meu gosto 
De luta e de combate 
Contra o abutre e a cobra 
O porco e o milhafre 

Pois a gente que tem 
O rosto desenhado 
Por paciência e fome 
É a gente em quem 
Um país ocupado 
Escreve o seu nome 

E em frente desta gente 
Ignorada e pisada 
Como a pedra do chão 
E mais do que a pedra 
Humilhada e calcada 

Meu canto se renova 
E recomeço a busca 
De um país liberto 
De uma vida limpa 
E de um tempo justo 

Sophia de Mello Breyner Andresen, in Geografia 

bolo (2)

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Basílica de Mafra

D. João V, rei de Portugal, havia prometido construir uma basílica se a sua esposa, D. Maria Ana Josefa de Áustria, lhe desse descendência. O nascimento da princesa D. Maria Bárbara foi interpretado por este monarca como uma graça divina, pelo que, não olhando a despesas, mandou construir, em Mafra, um enorme edifício composto por uma basílica, um palácio real e um convento com uma das mais belas bibliotecas europeias. Às 7 horas da manhã de 22 de Outubro de 1730, dia em que o rei fazia 41 anos de idade, iniciou-se a festa de consagração da basílica, que se prolongaria até às 7 de manhã do dia seguinte. Foi servido, na ocasião, um banquete popular a 9000 pessoas. As festas acabariam por se estender por mais 7 dias, ao som das melodias dos dois enormes carrilhões mandados vir expressamente de Antuérpia.

A- Cornocópias

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Martim Moniz

Em 1147, D. Afonso Henriques, ajudado por cruzados que se dirigiam para a Terra Santa, enceta um cerco ao Castelo de Lisboa, com o intuito de conquistar esta fortificação aos mouros. Durante uma das investidas, concretizada a 21 de outubro de 1147, teria existido um tal Martim Moniz que se deixou entalar numa das portas do castelo para permitir a entrada dos sitiantes. Os historiadores não podem comprovar a existência real desta personagem em virtude de não haver qualquer documento da época que a ela faça referência. Citam-na, no entanto, como figura lendária da História de Portugal.

20141223203038084

domingo, 18 de outubro de 2015

António José da Silva

A 18 de outubro de 1739, morre, em Lisboa, queimado num auto de fé levado a cabo pela Inquisição, António José da Silva, dramaturgo e escritor português nascido no Brasil. Embora fosse judeu, teve de se afirmar como Cristão-Novo, devido à perseguição que Portugal fazia, na época, a todas as pessoas da religião judaica.  "Anfitrião", de 1736, e "Guerras do Alecrim e Manjerona", de 1737 são duas das suas obras mais conhecidas.
                                           Cheesecake de Chocolate e  Cereja | Leite Condensado

sábado, 17 de outubro de 2015

Adro das Liberdades e dos Direitos Humanos

No dia 17 de outubro de 1987, respondendo ao apelo do Padre Joseph Wresinski, cem mil pessoas reuniram-se  no Adro das Liberdades  e  dos Direitos Humanos  no Trocadéro,  em Paris, apelando  à humanidade para recusar situações de miséria e prestando, simultaneamente, homenagem às vítimas da fome, da violência e da ignorância.  A 22 de dezembro de  1992,  o dia 17 de outubro é proclamado Jornada Internacional para a Eliminação da Pobreza pela Assembleia-geral das Nações Unidas. De então para cá, as iniciativas para celebrar esta Jornada têm vindo a multiplicar-se.

Faça geleia de frutas sem açúcar