quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Batalha das Linhas de Elvas

Uma das mais importantes batalhas da Guerra da Restauração. A luta travou-se em 1659, entre as tropas espanholas comandadas por D. Luís de Haro e as forças portuguesas dirigidas pelo conde de Cantanhede (mais tarde marquês de Marialva), em Elvas, e foi a primeira batalha desta guerra verificada em território português. O comandante espanhol cercou a cidade, mas os portugueses conseguiram atacar as posições espanholas, acabando por vencer o confronto, embora com pesadas baixas. 


terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Envelhecer

Quando ficamos mais velhos, permanecem duas ou três perguntas. "Quanto tempo ainda tenho?" e "O que fazer com o tempo que me resta?"
David Bowie

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

36 anos e 84 dias

O correspondente em Londres do Diário Popular, ao esquadrinhar o Guiness Book of Records, livro anual com mais de 16 milhões de exemplares, fica indignado perante a existência de um recorde português que «não só não nos envaidece como nos desprestigia», a longevidade de Salazar como ditador: 36 anos e 84 dias. Comentando este facto, aquele correspondente conclui ironicamente que este recorde foi «obtido à custa de o recordista ter atado os seus rivais, competidores e adversários de pés e mãos, de forma que só ele pudesse correr».

sábado, 2 de janeiro de 2016

Um Raio de Luz

No dia 2 de janeiro de 1961, o Diário de Lisboa anuncia que Marisol, Grande Prémio de Interpretação do Cinema Infantil de Veneza, estará presente na sessão da noite do cinema Roma, a fim de saudar o público lisboeta que for assistir à projeção de "Um Raio de Luz", filme em que interpreta o papel principal. 

Marisol (Pepa Flores) nasceu em Málaga, Andaluzia, a 4 de fevereiro de 1948, tendo participado em vinte filmes, uma mini-série e diversos espetáculos de TV. Os treze filmes que protagonizou na década de sessenta constituíram uma importante referência no panorama cinematográfico da época.
Repostería fácil: Cómo hacer unas galletas de Navidad

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Juventude

Ser novo é não ser velho. Ser velho é ter opiniões. Ser novo é não querer saber de opiniões para nada. Ser novo é deixar os outros ir em paz para o Diabo com as opiniões que têm, boas ou más — boas ou más, que a gente nunca sabe com quais é que vai para o Diabo.
Álvaro de Campos

IMG_8793_arv_natal_HH